29 março 2012

Por que eu amo a Dina ??!!!??

Sei dizer exatamente o que adoro nesta mulher, com certeza a sua beleza e naturalidade ao dançar, é a Dina... Uma construção especial na exatidão de sua existência, suas experiências, sem a possibilidade de cópia. Quem diz que existe não sabe quem é a Dina, olhar não é enxargar...




Ela é alegre, ousada, empática, pega a música e a coloca no corpo e retransmite de um modo único e brilhantemente especial.



Seu olhos são especiais, sua risada para o público que corresponde é sem igual, a intérprete mais carismática de Oum Kalthoum, sem dúvida.

Sempre senti a sua capacidade de ir além, sempre me pareceu diferente, e agora graças à Lalitha do blog Ventre da Dança estou tendo a possibilidade de saber mais de sua vida, através de sua bibliografia que conta de sua infância à sua vida cmo bailarina até então.


 

É um material lindo, pois conta como a Dina superou uma vida cheia de limitações que lhe tiraram do convívio de sua mãe que acreditava estar morta até um casamento para controlá-la... Dina  foi revolucionária na vida como mulher e como bailarina, e isto a faz única, especial e nada melhor que o seu relato para nos esclarecer o que mudou no  Egito das últimas décadas para a sociedade e para as bailarinas.

E claro, gosto da Dina pelo modo como ela demonstra a música, não preciso e não quero ver o malabarismo da "teoria ocidental de modismo", tenho horror a isto, quero ver a música, a forma pessoal dela lidar com a música. Dina é uma referência de dança até hoje porque ela não simplesmente dança uma música, ela a ama, a demonstra com a liberdade que merece, e é isto que a faz única no meio de tantas malabaristas e suas cópias, pois se tirar uma e colocar a cópia nem se percebe a troca...




O livro  Ma liberté de danser só está disponível em francês, vamos torcer para que apareça logo em inglês e daí a gente faz a festa, mas até lá vamos nos deliciar com os resumos do blog sobre o livro.


 

 

1 comentários:

Amada Flor disse...

Disse extamente o mesmo que sinto. Amo a Dina, depois dea ver dançar, mudou meu paradigma de dança do ventre. Também estou acompanhando as publicações daLathita. Bjs

Postar um comentário