28 janeiro 2012

Eilat em 8 dias: primeira impressões...


Para quem gosta de fazer roteiros de turista fashion, do tipo que identifica um local como "2 dias dá" nem leia este artigo de impressão pessoal, pois eu não fui à Eilat fazer este jogo, queria uma visão diferente dos dias que teria para conhecer a cidade, passei 2 dias  em viagens, 4 dias no Eilat Festival e outros 4 dias conhecendo a cidade por um caminho diferenciado, andei, experimentei a comida, sucos. Foi uma experiência única, daquelas que voce fica pensando... preciso viver mais para conhecer mais do mundo e lembrar que o que parece simples como sentir o sol na pele é tudo de bom...

         Vista da cobertura do albergue

Logo no primeiro dia que cheguei à cidade de Eilat, depois de me hospedar no Eilat Youth Hostel (no site do albergue da juventude) fui tomar o café da manhã e que maravilha de café, a topeira aqui esqueceu de tirar fotos do café da manhã, um mimo, super organizado e diferente, pois voce tem muitos legumes de manhã para comer e eles tem um iorgute que eu chamaria de nata, mas adorei, queria muito enfiar na mala e trazer, mas seria impossível.


Em janeiro Eilat está entrando no inverno, mas sob o sol voce não sente aquele frio, um pouco ao passar uma rajada de vento, mas no geral me senti acomodada, só usei pashmina durantes os 8 dias e nada mais, curioso para quem saiu do Rio do Janeiro, mas em Barcelona em fev/2010, também foi tranquilo para mim, 2 casacos e jeans, ok.

  Comprei este lanche no shopping, os legumes são acompanhamento...


A alimentação em geral tem muitos legumes, a qualquer hora do dia, manhã, tarde ou noite... sempre há pepino, repolhos, tomate, pimentões, molhos agridoces e apimentados, milho c/ frango desfiado, frutas (tem muita romã e suco de coco) e ovos (mexido, pochê e também assado, diferente...) e claro, pasta de grão de bico, comi muito em tudo, e sabe de uma coisa...Gostei da alimentação, não me deu nenhum chilique súbito daqueles que pedem pizza, carne, Mc Donalds (nem aqui como...), etc., na verdade eu sinto falta do bem que aquela alimentação fez ao meu organismo como um todo.

Algo muito normal lá é tomar em primeiro lugar, muito café, depois muito chá, fiquei à vontade com esta segunda opção e muitos legumes, e acompanhando tudo com pasta de grão de bico, no Eilat Festival tinha um sanduiche muito tipíco, voce abre o pão e coloca a pasta e muito legume e toma chá, simples assim, só comi carne 2 vezes  e apesar dos dias intensos de workshops de amanhã até o início da noite, e depois com shows, eu fiquei muito bem...

Estas foram as minhas principais companhias nos 4 dias de albergue...
Eu ainda vou comprar esta chaleira, amei...


                                 Esta é uma refeição para uma pessoa, uau!!!
o pão do shawarma não é fininho como aqui, tem uns 2 dedos, bem coradinho, vc abre 
com a mão e põe tudo dentro, na verdade o cara da lanchonete tb 
vai colocar a mão no seu pão, rsrsrs...     



                   Passei os 8 dias muito bem, e não posso esquecer os sucos, adorei...

As bancas de suco são comuns nas ruas, são muitas ao preço que varia de 5 shekels do copo simples aos 25 shekels do mix de frutas, esperimentei ambos, um suquinho de coco, e outro de banana, pessego, ameixa e romã, fruta que tem bastante por lá, e não posso esquecer os sorvetes, aqui temos como natural o iorgute com frutas no estilo sorvete saudável, o deles parece mais com nata, misturada à sorvete e frutas, e mais romã, granola, etc. o que voce quiser.

Resumindo, não vi arroz, feijão, macarrão, e perdi 2 kg nem sei como, mas voltei tranquila e sem vontade de comer nenhuma grande receita típica das nossas bandas.

Quero adotar pelos menos uns 2 dias da semana esta alimentação e os doces gente...não comi muito doce, mas gostei dos chocolates e de uns açucarados que eles adoram...


Eu queria ter conseguido achar temperos variados, mas na próxima viagem, farei isto...

Segue alguns links de receitas simples do cotidiano e também lojas de doce no Rio de Janeiro:

Bolinho de Grão de bico (Falafel), recomendo...

Pasta de Grão de Bico


Shawarma (pode ser de frango, carne ou carneiro)
http://www.saboresdochef.com/364/deliciosa-receita-de-shawarma-de-frango




Labneh (queijo libanês)





No próximo post falo do Eilat Festival, e depois um pouco das caminhadas...


0 comentários:

Postar um comentário