29 dezembro 2011

Série - Bailarinas vivendo no Cairo , cap. 1 - Introdução

Resolvi fazer esta série de artigos porque neste ano de 2011 comecei a me dedicar especialmente e mais enfaticamente ao estudos de todo o video, leitura de artigo e informação sobre a dança árabe. e dipo o porque...

Me lembro de que quando comecei a adentrar na realidade da dança do ventre, me foi apresentado de início muito mais a dança do ventre via Bellydance superstar do que as bailarinas egipcias e de estilo egipcio, ou oriental propiamente dito. aos poucos fui adentrando nestada dança egipcia e logo de cara nas minhas busca na net, pois disponibilizei toda a miinha perícia de "rato de internet" à dança do ventre e eis que dou de cara dos duas nuanmces de bailarinas: Souheir Zaki e Dina.

Voce pode até pensar que por ambas terem um estilo tão diferente tive que optar, ou escolher por isto ou aquilo, e na verdade me encantei com as duas. Souhair com a sua leveza única  e Dina com a sua força arrebatadora.

Aí nas minhas buscas não demorou para eu achar a FiFi Abdo, Azza Sharif, Randa Kamel, Orit Maftsir (Israel) e tantas outras dançarinas do ventre de outrora e atuais, assim como os festivais e eventos de dança por lá, o Youtube é um bom lugar para encontrar a realidade da dança do ventre no mundo e vape a pena pesquisar...


Uma coisa que me chamou a atenção durante as buscas por dançarinas da atualidade foi a identificação de algumas como "of Cairo" (do Cairo) e ao verificar a procedência desta identificação descobri que se trata de uma referência à bailarinas estrangeiras que dançam e vivem no Cairo, elas foram adotadas como bailarinas do Egito e são referências também desta dança como Dalila of Cairo, Joana, Luna, aleya, Asmahan e muitas outras de qualidade, pois o Egito é imendo e tem espaço para muitas dançarinas do ventre, mas aí voce pensa...e as bailarinas da terra, onde ficam?? não tem gente demais?? Bem... existem questões que fazem com que o número e a qualidade de muitas bailarinas da terra e estrangeiras não seja tão grnde, eu diria que pelo que li certa há uma certa crise, tanto de qualificação, como de outros fatores como o religioso, econômico e etc. que muda a história, mas esta explicação fica melhor quando quem vive lá nos conta o que está acontecendo e como é a vida de uma bailarina.

Então resolvi disponibilizar as fontes de informação que tem me pintado uma realidade de altos e baixos, sorrisos, lágrimas e indignações e superação nesta vida de dançarina do ventre.

0 comentários:

Postar um comentário