24 outubro 2012

Workshop de Tarab - Considerando vários aspectos ...


 
Eita que post inspirado, há dias penso nele, mas resolvi escrevê-lo só quando fosse o momento de escrevê-lo, parece confuso? Muito viajante? Até que não, pois em cada momento que acreditamos que queremos escrever sobre algo, escrevemos várias coisas e quando você vê, a idéia não saiu, então não era a hora dela, mas foi a hora de vários outras elucidações e tentativas do que pretendo no workshop de Tarab dia 11 de novembro de 2012 no Glamour do Oriente.



Arte - Meu prato predileto...

A maturidade de uma Arte não se mede pelo tempo de trabalho,
mas sim pelo tempo da entrega, seus sentimentos são o licor, 
ou o bombom, ou o bolinho desejado pelos ouvintes, sim...ouvintes.

Para além da música ouvida, eles querem provar o som,   
a expressão do seu corpo  é comparável à sua receita favorita,
os ingredientes estão postos, mas o seu toque pessoal é a "liga",
e o forno  é a mescla dos seus movimentos e emoções
”Bem no ponto” – eis a resposta dos presentes.

Ao final da apresentação, um desejo saboroso, quero mais...
O prato preferido dos Deuses está posto e foi degustado...
Intenso sabor, suave toque pessoal e um hummmmmmm
Que pezinho lindo!!!
Nossa... Que delícia incomparável.

Assim é a Dança, Dança que é Arte
Assim é a Arte, Arte que é extase
Assim é o Extase, Delírio consciente do amor,
E enfim o Amor, o tudo que posso e não posso explicar,
Só te mostrar, pois dançando sei mais do que sei pensando.
Autora - Lu Ain-Zaila






Primeiramente quero agradecer à Shahar Radyny esta espevitada libanesa/nordestina, a oportunidade de me possibilitar expressar como vejo a Dança do Ventre, e como a sinto num nível que só a entrega à Arte pode possibilitar.

Se eu voltasse no tempo e encontrasse a Lu de 10 anos atrás e dissesse à ela o que fizemos de incrível nestes últimos 4 anos de vida, ela me olharia com um certo espanto e me chamaria de doida, pois a gente tenta escrever uma linha de vida e aí... Sonhos com aparente sustento caem, sonhos não lapidados afloram, o mundo gira e aí você para e olha aquela foto de 4 anos atrás e pensa, nossa, mudou!
 
Pois é, hoje peguei uma foto minha antiga e contei aquela Lu o que fizemos nos últimos 4 anos, coisas incríveis: decidimos dançar, explorar, viajamos sozinha pelo mundo (2x, até agora...), exploramos a caminhada inusitada, conhecemos pessoas, fomos livres como nunca antes pelo mundo, e até andamos no deserto, Uau gente... Essa experiência de andar no deserto, mesmo que seja um mais urbanizado como foi o trecho que andei em Israel em 2012 foi uma experiência intensa, e no caminho vários outros doidos que nem imaginei que iria encontrar, mas os encontrei, todos com um aceno e um sorriso no rosto debaixo de uma tremendo sol, mas felizes, curioso não??? Sem contar a mescla de sensações e uma  certa dose de loucura que me levaram ao evento Eilat Festival/Israel em 2012, sem igual...e claro, as Ramblas de Barcelona que são curiosamente lindas, andei muitoooo.


O difícil sobre descrever um sentimento, um momento é encontrar as palavras, por vezes me pego tentando num movimento de mãos captar as palavras, ver se elas saltam à cabeça, mas nem sempre acontece e aí voce precisa detalhar e comparar vários momentos e situações a fim de conseguir ter êxito nesta jornada de falar sobre algo já supostamente descrito, e por vezes difícil de expressar.

Uma das formais mais difíceis de expressar a Arte é dançando, acredito eu... Pois voce, seu corpo e mente estão expostos, só a sinceridade do seu movimento e da sua expressão são capaz de demonstrar sua Arte, não adianta os estudos, as técnicas, os movimentos precisos, nada disso adianta se a sinceridade do seu rosto em harmonia com o seu movimento não dizem nada sobre o que está posto ali, a sua Dança, a sua Arte.

Uma coisa que aprendi nestas duas viagens, comentários e debates na net, vários videos assistidos e inúmeros artigos de bailarinas estrangeiras no Egito é como a dança delas mudou em comparação aos mesclados que aqui no Ocidente fazemos com a desculpa da diversificação, do mais a acrescentar e que por muitas vezes não enche os olhos, não dá leveza à alma, seja de quem dança ou de quem assiste, não saímos tocados, só e somente com uma sensação de que faltou algo muito importante...
Muitas notas me chamaram a atenção sobre a dança do ventre original, não simplesmente a de outrora, mas aquela saída do seu coração, construída numa entrega à dança só e somente à ela, na sua essência de movimentos, onde a "liga" da mistura da dança + corpo + sensibilidade só pode ser completa com a sua ENTREGA, ela é a "liga", sem ela só há movimentação controlada sem nenhuma originalidade, nenhum suspiro, e neste enredo perde a ARTE mais uma chance de se fixar...
Nestes estudos entendi o que significa sentir a música, não exatamente pela compreensão do idioma, mas pela parada para "degustar" a música, primeiramente, tudo o que se pode ouvir, sentir, e daí sem cobranças ir construindo um movimento novo no corpo, onde os braços são vivos, sem medo de tocar ou estarem próximos ao corpo, todo o seu corpo é vivo e ele não tem pressa de sair fazendo movimentos, pois tudo depende do espirito da música e da sua capacidade para se expor num nível consciente e inconsciente a fim de alcançar as nuances da música, do sentimento que ela te apresenta, querendo Arte, desejando Arte, fazendo Arte.  

Acredito que é daí que vem a frase que muitas bailarinas no Egito usam para descrever seu novo momento com a Dança -  "Menos é mais...", no sentido de ser uma fã do que está apresentando, a empatia com a poesia que é uma música, e descobrir a sua própria forma de unir os movimentos da dança do ventre de um modo todo seu... É esta "liga" que diferencia cada bailarina grandiosa, é difícil resistir a um momento de Arte tão único e impossível de se repetir...

Vários outros quesitos são importantes para esta imersão sincera na dança do ventre, mas  escrever sobre eles não é fácil, ou tem o mesmo efeito quando vivenciado e experenciado, e esta é a proposta do workshop de Tarab. Desenvolvi um bom trabalho que mescla informação, respiração, fluidez corporal, soltura criativa, alguns movimentos bem legais egípcios, e um ambiente inusitado de imersão na dança utilizando os sentidos.  

É uma possibilidade que teremos de viver o sentimento, tentar colocá-lo em palavras, movimentos, e claro muita audição, pois a dança do ventre é um trabalho interno de libertação/ liberação, a mente fica mais exposta que o corpo, a roupa é esquecida e voce só pensa no que sente naquele momento. 

Dia 11 de Novembro, esta é a data para conhecer este trabalho construído com muito estudo, dedicação e amor à dança.Venha conferir esta experiência...

0 comentários:

Postar um comentário