03 setembro 2012

Najat Al-Sagheerah - Ana Bastanak


Esta é uma música clássica oriental que merece nossa atenção, da aclamada cantora Najat Essaghira (lê-se Najat Al-Sagheerah, Najat El Saghira ou Al Saghira), mas o seu nome verdadeiro é Najat Mahmoud Mohamed Hosny.
Obs: Oum Kalthoum nunca cantou esta música, a voz é completamente diferente...


O som dela é fluido, uma emoção genuína, a introdução sonora dela é impactante, realmente especial.




Semprei gostei muito desta música, e especialmente neste ano de 2012 vivi 9 meses com esta música para uma apresentação especial, não digo que a coreografei em cada detalhe, pois não gosto de coreografia, mas a senti em cada verso, inicialmente ouvi a original, e depois a versão resumida que foi a da minha apresentação.

Para ouví-lá melhor a misturei num CD com outras grandes músicas árabes, assim eu consegui percebê-la sem o processo de repetição, uma jóia entre outras jóias, dançando e dançando.

Assisti a alguns videos também e a minha bailarina preferida ao som desta música é Dalila of Cairo, pois não a encheu de giros, não gosto e pessoalmente tenho evitado giros, especialmente os ocidentais e aquele bracinho Jaspion de balé que não é oriental, tenho buscado limpar ao máximo isto da minha dança para encontrar outras possibilidades e o meu estilo, e voltando à Dalila ela acompanha o desabafo da música, quase a explica, então segue entre as tantas vezes que Dalila a dançou, a minha apresentação favorita.



Mas curiosamente na busca desta música na internet não achei um video da Najat cantando, tão facilmente como achamos Kalthoum, havia outras músicas dela, mas não Ana Bastanak, e também não achei o ano de seu lançamento e as discografias que encontrei não tinham data de lançamento, uma pena de um modo geral.

Então deixei um pedido num fórum de busca e disponibilizei contato para troca de material se fosse preciso para conseguir o video, e após meses de espera eu já tinha dado como impossível obter tal raridade, e não é que pasmem a versão video apareceu 3 dias antes da minha apresentação. Assisti muitas vezes pois gosto de ver o cantor demonstrando a sua conexão com a música, tem gente que acredita ser possível interiorizar uma grande música sem ouvi-lá em sua versão original, e sem ver um único video, mas eu confesso minha incapacidade, preciso suprir um pouco que seja  o meu não falar árabe com a interpretação ao vivo com a resposta do público, me sinto mais próxima.

Aqui voce encontra a tradução desta música e várias outras:
http://khaled-emam.blogspot.com.br/2011/10/najat-ana-bastanak.html


E segue o video da Najat ao vivo, add. no meu canal youtube...





Apreciem com muito carinho...



0 comentários:

Postar um comentário