29 abril 2012

Feliz dia da Dança - Expresso a ti em poesia...

Hoje dia 29 de abril é Dia da Dança e para marcar, me mpolguei e escrevi uma poesia para a dança do ventre que amo, então segue, e dancem...



Minha alma pela dança do ventre, ou como queiram chamar...

Comemorar a dança, é comemorar aquela alma inquieta dentro de nós,
a espera de um som para se manifestar en nosso corpo,
seguindo os nossos instintos e percepções
Oh alma inquieta e delirante...
Te amo como tu me amas ao me fazer movimentar-se
sem receio, e ás vezes no controle,
mas admitamos, no transe único de encanto é onde tu me ganhas...
eu não rio, dou gargalhadas do que me fazes sentir,
Ai que delícia de sentimentos, sensações, que êxtase...
em shimmies, tremidos, braços incontidos diante da mensagem da música
me comunico...
com quem? ora, comigo, ou com com voce, melhor ainda, com ambos
pois quero expressar o que sinto a outros
e quero estes outros tão fascinados quanto eu estou,
não sei quem são, agora nem sei quem sou eu
sou uma alma dançante
ao som de um chamado para além do meu espaço geográfico,
me identifico como se minha alma fosse a deste lugar
Me fascina os teus mercados, a tua gente, a tua areia
é minha casa, sei que é, eu posso sentir quando os teus preciosos
de outrora e sempre cantam, sei que me chamam,
a que? a expressar suas palavras em meu corpo
Ah dança do ventre, raks sharki, como te chamarem...
Sou sua, só sua, e assim serei para sempre.


17 abril 2012

Bellydance Radio: 24h no ar!!!!

Esta é mais uma ótima rádio disponibilizada na net, a Bellydance Radio, de Asi Haskal, bailarino oriental e desenhista de roupas para bailarinas de dança do ventre, em especial Orit Maftsir, de que é amigo e foi professor de dança. 

Voce pode ver as coleções no facebook - http://www.facebook.com/AsiHaskalCostumes

A rádio toca música 24h e não mostra o nome das músicas, mas vale ouvir...

O link da rádio é - http://www.bellydanceradio.com/




Hisham & Amina - Baladna / هشام و أمينة - بلدنا (tradução/transliteração)

Hisham & Amina - Baladna / هشام و أمينة - بلدنا





Este é um video da cantora Amina (emena/ameina) do Egito e do cantor Hisham do líbano onde ambos apresentam as maravilhas de seus países.












13 abril 2012

Kisses from Kairo - O derbakista de $6,78 (Traduzido por Lalitha)

Este é mais um artigo que preciso compartilhar, a realidade da dança no mundo, aliás, mais um artigo sobre como a vida de bailarina do Egito dá trabalho e exige muita paciência por inúmeras questões, aqui especialmente temos informações sobre a realidade econômica de uma bailarina no Egito.

 Kisses from Kairo - O derbakista de $6,78


Quinta-feira, 16 de junho, 2011
O derbakista de $6,78
Por Luna do Cairo
Traduzido por Lalitha

Depois de 6 meses trocando de derbakista como eu troco de roupa, eu FINALMENTE encontrei o derbakista perfeito para completar a banda. Ele é talentoso, potente, traduz apropriadamente os meus movimentos, não é preguiçoso nem mesquinho. Ele é tudo o que eu estava procurando num derbakista, e eu não poderia estar mais satisfeita. Mas, como sempre, há um problema. Os outros integrantes da banda não gostam dele. Eles dizem que ele é arrogante e que faz gestos e caras esquisitas para eles. E eles o querem fora da banda.

Senhoras e senhoras, vocês vêem contra o quê estou lutando? Caras esquisitas?! Sinto-me como se estivesse lidando com um bando de crianças!

Lidar com os músicos é uma das partes mais difíceis do meu trabalho. Eu tenho alguém para lidar com eles diretamente (isso porque não é "prestigioso" para a bailarina conversar diretamente com os músicos), mas eu ainda assim sinto os efeitos dos seus egos grandes demais e suas infantilidades. E na noite passada, eu realmente saí do sério. Nós estávamos no palco, quase terminando o show com um solo de derbake, quando, de repente, a banda parou de tocar. Eles me deixaram plantada na frente da platéia sem ter música para dançar! Eu me virei para ver qual era o problema, só para encontrá-los discutindo com o derbakista.

12 abril 2012

Pra onde vai o Mercado de Dança do Ventre no Brasil e no Mundo?

Este é um artigo  muito interessante da Jade El Babel sobre novos rumos, e até respeito pela dança do ventre no Brasil sobre o abandono da politicagem, e a valorização da qualidade da dança da bailarina, no estilo que for... 


JadeElJabel 
 
Por Jade El Jabel

Aí está uma pergunta cujas respostas estão se formando bem diante dos nossos olhos.
Antigamente, uma cantora, para ser “uma Madonna”, precisava de uma Grande Gravadora, hoje em dia, uma artista como a Madonna tem seu próprio selo, administrado por ela mesma, total liberdade, assim como administra sua carreira e escolhe os rumos que irá tomar. Assim também, é boa parte dos Artistas Plásticos da Atualidade, trabalham em casa, em pequenos Ateliers, em cooperativa com outros artistas da área e, muitas vezes, entregam o “produto”, diretamente na mão do consumidor, sem passar pelas Grandes Galerias que, no passado, eram imprescindíveis para o sucesso de sua carreira.

O Mercado de Dança do Ventre “Oficial” existe há, no máximo, 20 anos, é um bebê, comparado à música e às Artes Plásticas (não como arte, sim como mercado) e, como as outras artes, não passará toda a eternidade “Underground” como foi, durante quase todos estes anos. À medida que a Dança do Ventre move mais gente e, conseqüentemente, mais cifras, pouco a pouco, se insere no mercado de arte Global e não continuaremos onde estamos, neste “Lugar Especial”, separadamente das outras artes.