09 dezembro 2013

Datas comemorativas Mundiais - Calendário ONU/UNESCO


Pra quem ainda não sabe, a UNESCO lançou em 2012 o Dia Mundial da Língua Árabe em comemoração ao povo e cultura árabe em sua terra natal e diáspora. A idéia veio dos representantes do Marrocos e Arábia Saudita para comemorar a diversidade cultural e linguística.





Há também o dia das outras línguas oficiais da UNESCO:
Francesa - 20 de Março
Inglesa/americana - 23 de Abril 
Russa - 6 de Junho
Espanhola - 12 de Outubro
Chinesa - 13 de Novembro


Pra quem não conhece, o termo Diáspora define o deslocamento, normalmente forçado ou incentivado, de grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas (wiki). E é realmente isto, mas esta palavra é utilizada especialmente em deslocamentos dos povos árabes, negros e judeus devido a grande dispersão, manutenção dos costumes e noção de pertencimento em comunidades. 

Hoje em dia o termo também começa a ser utilizado no campo econômico referindo-se a dispersões de populações por motivos políticos e econômicos, mas o que realmente define é a condição histórica desta dispersão pelo mundo e não em relação a um país ou continente, e neste campo podemos incluir asiáticos de um modo geral.

Há muitas datas como esta comemoradas mundialmente ou dentro do país, tomando o Brasil como exemplo:
- 20 de Novembro (Comemoração de Zumbi e Consciência Negra);
- 25 de Março (Dia Nacional da Comunidade Árabe)
- 18 de Junho (Dia Nacional da Imigração Japonesa)
- 18 de Março (Dia da Imigração Judaica)

Algumas datas no Brasil são comemoradas também no âmbito internacional, como o 25 de Maio (Dia da África e Pan-Africanismo) e 9 de agosto (Dia Internacional dos Povos Indígenas), e ainda existem as datas internacionais em defesa de pessoas, povos, idéias, etc.

E claro não dá para deixar de falar do Brazilian Day (Dia do Brasil) que é comemorado em datas diferentes em vários países pelo mundo, tentei achar uma foto legal, mas tudo tinha um quê de "plim" e dá mais a entender ser um show e não uma comemoração da cultura brasileira.


A lista completa você pode encontra no site da ONU.



0 comentários:

Postar um comentário