30 maio 2013

Ganhei!!! - Bellydance Contest by Joana Saahirah of Cairo

Eba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Estou muito feliz por dizer hoje, dia 30/maio/2013 que fui agraciada com a notícia de que ganhei um concurso feito pela Joana Saahirah of Cairo, bailarina e pessoa excepcional de quem gosto muito e  alardeio pra geral o seu lindo trabalho que é mostrar pelo mundo a inspiração que a dança oriental é, e como ela pode nos atingir em qualquer lugar do mundo e virar a nossa vida cinza para um colorido de uma hora pra outra.










Aqui está a resposta em inglês, a tradução tá no final do post...
Só queria registrar aqui este momento a minha alegria nesta exata data e momento, em poesia, coisa que sempre gostei, mas por um bom tempo da minha vida ficou distante, a inspiração faltava, aquele suspirar que dá a poesia ou o poema se perdia fácil, fácil...

A dança do ventre me trouxe novamente a inspiração, a capacidade de suspirar voltou ao meu coração, e me sinto renovada e com mais energia pra enfrentar as adversidades e seguir em frente porque eu quero, eu posso e eu vou...




O que é a Dança Oriental?
Ao som dos mestres do Egito,
busquei inspiração...
Falar desta existência ancestral?
Falar do meu amor?
Tarefa difícil de dar a uma caneta...
Vai coração, transforma o que sinto em palavras,
me ajuda a colocar no papel o que é isto?
Me faz passar horas em pesquisa persistente,
cada video, cada texto é uma vitória,
mas que vitória é esta? que alegria é esta?
O que eu sinto? 
Não sei dizer, a não ser que possa expressar em poesia,
as metáforas me ajudam a dizer o que sinto,
uma palavra só não dá, é amor, sim...
Mas explica?
Eis que estou explicando... da melhor forma que consigo,
todas as viagens da minha mente e coração,
são quase paupáveis, apesar da distância me impedir,
mas ainda sim, sinto que posso e estou lá.
Ou aqui, vai saber...
Mas o que é a Dança Oriental?
Não vistes...acabei de dizer?


E é assim que me sinto, muito feliz por ter conquistado esta vitória, que nada tem a ver com dinheiro, mas sim com sentimento, e esta é a única coisa que não nos tiram apesar de todas as tropeçadas que damos ou que nos dão na vida.

Obrigada Joana Saahirah of Cairo!!!




Leia os artigos, o Diário desta bailarina portuguesa no Cairo e tudo o mais que possa, pois é muito bom!!!!



TRADUÇÃO (aproximada)
O que é Dança Oriental?


A Dança Oriental é uma arte viva com a incrível capacidade de ao mesmo tempo ser pública e pessoal. Ela carrega no seu intimo a partilha e a transformação do ser humano que é escolhido por ela para dançar.



Esta realidade com certeza se deve à sua essência original, a contemplação da vida propriamente dita, mas que hoje num contexto mais amplo busca a vivacidade em cada um de nós.


A dança oriental só é plena quando consegue trazer a tona a capacidade de se expor, parece simples, mas é algo muito difícil, pois depende essencialmente das nossas emoções vivenciadas por cada um de nossos sentidos: um abraço, um beijo, ou o  testemunhar da mais simples alegria.


A nossa capacidade de expressão através do corpo em movimento depende da nossa renúncia às paredes que erguemos em volta dos nossos sentimentos e de quem somos, e se permitir ser visto amando cada centímetro da poesia árabe em letras, sentindo em sua essência/âmago o toque de cada instrumento como uma extensão do nosso coração, da nossa alma é um desafio pessoal, privado que dividimos com o público que anseia por esta troca..


Os movimentos característicos da dança oriental são importantes, mas não significam nada se não dermos a eles literalmente a nossa identidade, pois expressar um coração partido, amando, um sorriso ou dor não é algo simples, não há espaço nesta dança para uma representação de uma figura etérea, aliás, nem para a representação, pois os movimentos não são estáticos, o sentimento não é plástico, não solicita mímica e sim, a nossa capacidade única e inequívoca de expressar quem somos e os sentimentos que vem à pele.


A dança oriental é uma arte que envolve nossos sentidos de várias formas e esta percepção e respeito ao que ela significa, e ao que ela é essencialmente é o que alimenta a criatividade e nos dá consciência do que fazemos e interpretamos.


Essa capacidade de expressar a dança oriental de uma forma genuína e integra não vem somente do coração, mas do estudo, conhecimento e da imersão sensorial que precisamos fazer nesta “vida”. Não só de movimentos e música fazem a dança oriental, ela se faz da nossa capacidade de sonhar com a vida ao redor do Nilo, com o vento do deserto, as ruas cheias dos mercados, as festas familiares, as cores, cheiros e sons que não são música ou movimentos, mas a sua inspiração fiel, novamente a vida.
 

1 comentários:

Laura disse...

Parabéns!!!!!! Muitíssimo merecido pela sua resposta linda e inspirada! Depois manda pra gente as fotos do seu prêmio! De preferência com você dançando, é claro :-)
Beijos mil!

Postar um comentário