13 janeiro 2013

Origens e referências corretas são tudo...


Referência...Origens... parecem palavras fáceis e óbvias de se seguir quando se trata de retratar um atividade, um fato, uma dança, mas na dança do ventre parece que buscar a base é uma questão complicada, curiosamente o ballet que tanta gente cita na dança do ventre sempre vem acompanhado de suas referências e ninguém ousa se inserir nele sem isto, mas aí na dança do ventre... vem o oba-oba que não dá para explicar e ficamos às voltas com o mesmo problema de base, de conceito, de qualidade, resumindo... de respeito... 



Até pensei em falar dos problemas, até de uma certa ingenuidade e conformidade em acatar certas verdades absurdas sobre a dança do ventre de um modo geral, só de ouvir dá para perceber que não tá rolando, mas tem gente que prefere morrer atolado na burrice e estupidez, estagnado, gritando asneiras e atacando quem diz a verdade, pois se refazer é um processo que muita gente não banca, não dá conta, e aí vai atacar mesmo, só peço luz à estas almas que preferem viver limitadas pela sombra da ignorância do muro que construiram ao redor de si, fazer o que não é??!!??

Mas vamos ao que realmente interessa... referências e origens, e pra começar apresento estes videos da Taheya Karioca, começando por este especial ONScreen onde destaco 2 frases expressivas:

"Seu corpo era poesia em movimento"
"Nossa atração por ela não era sexual" 

Neste mini-programa os entrevistados identificam Taheya como dona de uma dança com personalidade, história, presença e muito mais...
 

Nesta segunda parte falam de sua vida de um modo geral, incluindo seu envolvimento na política e sua breve prisão num momento importante da história do Egito...



E segue Taheya dançando um baladi e um saidi, e a Fairuz do filme não é a libanesa..









Este último no final tem 2 movimentos caracteristicos egipcios usados até hoje, especialmente vejo na dança da Dina.


No próximos post teremos Naima Akef e Randa Kamel, tudo a ver...



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